BREVE HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR
JOSÉ NARCISO DA ROCHA FILHO
BREVE HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR
JOSÉ NARCISO DA ROCHA FILHO
Tudo começou em 04 de março de 1961. A recém-fundada escola se chamaria escola José Narciso da Rocha Filho, homenageando um cidadão natural de Piracuruca e radicado em Parnaíba, e que recebia a honraria de dar nome a uma escola pelos grandes serviços prestados, especialmente, na saúde e na educação. José Narciso da Rocha Filho se casou por duas vezes com filhas de Piripiri, o que lhe deu motivação a mais para dar apoio à escola desde a sua fundação fazendo doações.
Até 1965, a escola era mantida como escola privada, graças ao esforço de Omar Rezende e de sua esposa Yá Rezende que, além de todo apoio, também era da equipe de professores. Época em que os alunos do curso ginasial ocupavam salas da Prefeitura de Piripiri, por sensibilidade e incentivo do, então, prefeito Aderson Alves Ferreira.
Em 09 de abril de 1965, a escola foi estadualizada por decreto do governador do Estado, Petrônio Portela. Dois anos depois, em março de 1967, foi inaugurado o prédio próprio. Passou por uma ampliação feita pelo secretário de Educação, Wall Ferraz e depois foi reestruturada pelo esforço de outros dois secretários de Educação, Átila Lira e Ubiraci Carvalho.
É inegável a relevância da escola para a educação. Vale destacar a sua grandiosidade como escola formadora de consciências pelo belíssimo trabalho dos fundadores, Omar de Andrade Rezende e Yá Rezende, e de todos que acreditaram nesse sonho.
A escola já foi premiada em nível nacional, e continua sendo referência em educação no Piauí. Atualmente, é dirigida pela professora Inez Araújo, que no ano de 2017 a Escola tornou-se de Tempo Integral.